sexta-feira, 10 de julho de 2009



Comportamento:

Do que os brasileiros gostam
as mulherestêm de três a sete frascos de perfume – enquanto os homens possuem até quatro.perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão.Mas por que o brasileiro valoriza tanto estar cheiroso? “O perfume tem um poder de comunicação muito grande. Ele écapaz de dizer coisas sobre a personalidade de quem usa e suas intenções”, . As fragrâncias defrascos vermelhos – as embalagens, nesse caso, costumam refletir o conceito do produto – despertam o desejo no sexo oposto. “É comum que perfumes dessa categoria tragam na fórmula notas de madeira e sintéticas de animais”, dizHelena. Aí destaca-se também o âmbar gris – secreção biliar de baleias que,quando exposta ao sol, produz um perfume adocicado –, cujo cheiro é o que mais se assemelha ao odor do homem e da mulher naturalmente expelido na hora daconquista. O âmbar gris pode ser encontrado na composição do Midnight,masculino e feminino, da Avon, por exemplo. Pesquisa da Natura mostra que, parao homem, a fragrância é um elemento de sedução mais importante do que para amulher. Os perfumes de frascos amarelos e esverdeados trazem os aromascítricos, que proporcionam sensações de prazer e bem-estar. E as embalagensazuis e violetas guardam os cheiros mais versáteis, de madeiras claras e floressuaves, para agradar de dia e de noite.No Brasil, as preferências por cheiros fogem do padrão europeu e americano. Os homens gostam das fragrâncias demadeira e de especiarias e as mulheres, geralmente, preferem os perfumes florais frescos. Por isso, muitas vezes optam por fragrâncias masculinas, que reúnem notas de madeira, uma mania tipicamente brasileira. Os franceses gostamde perfumes mais encorpados. Aí entram os florais, bem femininos, e aqueles que possuem toques orientais, mais adocicados. Perfumes com notas gastronômicas,que lembram o chocolate e a baunilha, como o famoso Angel, nasceram nos EstadosUnidos e agora são tendência mundial. e nossa extensãoterritorial, os consumidores de cada região têm preferências diferentes,segundo pesquisa de O Boticário. A mulher do Norte e do Nordeste é apaixonada por lavanda, uma das mais antigas essências, que hoje está presente até emsabão em pó e produtos de limpeza. No Centro-Oeste, destacase o musk para asmulheres e o floral amadeirado e o chipre para os homens. No Sul e no Sudeste,reinam o floral amadeirado. Os maiores mercados são o Sudeste e o Nordeste.Preferências à parte, na hora decomprar é importante estar atento ao comportamento do produto na pele. O ideal é ir à loja provar o perfume e observar a reação dele nas 12 horas seguintes.Só assim é possível verificar o tempo de fixação. Perfumes frutados e cítricos,por exemplo, são mais voláteis. Além disso, pode-se avaliar o grau de alteraçãono odor. “Os perfumes não têm o mesmo cheiro em todas as pessoas”, explica aperfumista . Segundo ela, cada pessoa tem um odor próprio que, ao entrar em contato com o perfume, cria um terceiro cheiro.O mercado de fragrâncias está em expansão. Há umadécada, eram lançados 80 rótulos por ano no mundo. Atualmente, são 400. Tanta dedicação tem um porquê. As marcas querem fazer parte da nossa memória olfativa. Afinal, não há melhor propaganda para uma empresa do que um cliente cruzar na rua com um desconhecido e seu perfume imediatamente lhe transportar para um lugar tranqüilo, acolhedor e cheio de memórias boas. É aí que mora a mágica do perfume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário