sexta-feira, 10 de julho de 2009



Tecnologia avançada democratiza o uso dos Perfumes sofisticados
O milionário mercado da alta perfumaria ganhou um concorrente à altura: a tecnologia. Equipamentos avançados conseguem desmembrar suas fórmulas e reproduzi-las com precisão olfativa. O resultado é que a mesma fragrância de um perfume, cujo frasco pode custar algumas centenas – ou, dependendo do caso, milhares - de dólares, pode ser adquirida por preços na casa dos dois dígitos. Como ninguém pendura no pescoço o frasco do perfume que está usando, o mercado alternativo cresce mesmo entre as camadas economicamente mais altas. “É um fenômeno mundial”, explica Rodrigo Ruiz, diretor da Thipos, uma das maiores fabricantes e distribuidoras de perfumes no Brasil, cuja sede está localizada na cidade de Sorocaba (SP). Com a experiência acumulada com a fabricação e venda por todo o Brasil de uma linha de 44 fragrâncias, todas inspiradas nos mais badalados perfumes, os executivos da Thipos revelam o que ocorre nos bastidores empresariais quando o assunto é a criação de um novo perfume. “Quando uma grife decide lançar um novo produto, apresenta um briefing para as indústrias que produzem fragrâncias”, explica João Paulo Martini, sócio da Thipos. Nesse momento elas detalham o perfil do cliente que desejam conquistar, seu sexo, idade, estilo de vida e todo o espectro de mensagens que a nova fragrância deverá transmitir. Como são várias empresas competindo é só uma será escolhida, as demais ficam de posse dessas informações. Quando a nova fragrância faz sua estréia no mercado, esses fabricantes de essências esmiuçam o “DNA” do perfume com equipamentos sofisticados e, juntando com as características mercadológicas apresentadas no briefing, um similar, praticamente idêntico, é lançado rapidamente. “O custo do quilo das essências podem girar entre US$ 20 e US$ 500, mas não é ele que mais encarece o preço final”, explica Rodrigo, também sócio da Thipos. Os fabricantes de perfumes similares conseguem reduzir seus custos porque não precisam criar embalagens diferentes para cada fragrância. Normalmente, o mesmo tipo de frasco e caixa é usado para toda a linha. “Há também os custos para registrar o nome e suas respectivas identidades”, aponta Rodrigo. Somando-se isto às mega-campanhas publicitárias, que contam com astros de Hollywood ou celebridades mundiais o novo perfume pode ter seu preço final lançado às alturas.

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